Novas Tecnologias em Ciência - Formação Continuada


Uma das exigências do século XXI para o professor é a formação permanente. Infelizmente, somente uma pequena parcela dos professores conseguem atingir este grau de excelência. Aliados a isso, a ministração de Ciências no ensino fundamental, é realizado, em sua grande, maioria por Biólogos e em menor quantidade por Físicos e Químicos. Ambos profissionais não atendem as especificidades do ensino de Ciências.
Portanto, os professores de Ciências no ensino fundamental enfrentam grandes limitações metodológicas e conceituais de formação em seu quotidiano.
Aliado a isso, o município do Rio de Janeiro teve o pior resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2022 da região sudeste.
Diante do exposto, o objetivo geral do projeto é promover a formação continuada através da oferta de cursos teóricos e práticos de capacitação em ciências (Química, Física e Biologia) na modalidade semipresencial, incentivando-os docentes do ensino fundamental do Rio de Janeiro a superarem suas dificuldades e, concomitantemente, garantir a melhoria da qualidade do ensino.

Palavas-chave: Formação continuada; Ensino de Ciências; Cursos; Eventos

Unidade Acadêmica: UERJ-ZO

Pesquisador Responsável: Alaide de Sá Barreto

Contato: (21) 96898-2605

Agenda 2030