Competências Socioemocionais contra a Violência Escolar


Apesar de repertoriada a relevância das relações interpessoais no processo de ensino e aprendizagem, as escolas não têm atribuído às habilidades socioemocionais seu devido protagonismo. O construto tem sido relacionado à qualidade do ajustamento social e emocional de crianças e adolescentes, contribuindo tanto para a promoção quanto para a avaliação do nível do bem-estar ao longo da vida. Ademais, o desenvolvimento interpessoal e emocional pode contribuir para inibir a violência escolar, que se constitui em grave problema público.

A escola tem a função de educar e proteger, mas pode se constituir em espaço de violação de direitos. O projeto tem por objetivo compreender as relações entre o nível socioeconômico do aluno, competências socioemocionais e violência escolar em estudantes do ensino médio;
Supondo que alunos com mais competências socioemocionais serão menos propensos a violência escolar justificando a ampliação de políticas públicas que incentivem a aquisição destas competências de forma a evitar ambientes de degradantes no sistema educacional.

Palavas-chave: competências socioemocionais; estudantes; escola; violência

Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia

Pesquisador Responsável: Adriana Benevides Soares

Contato: (21) 96898-2605

Agenda 2030