Apesar de repertoriada a relevância das relações interpessoais no processo de ensino
e aprendizagem, as escolas não têm atribuído às habilidades socioemocionais seu devido
protagonismo.
O construto tem sido relacionado à qualidade do ajustamento social e
emocional de crianças e adolescentes, contribuindo tanto para a promoção quanto para
a avaliação do nível do bem-estar ao longo da vida.
Ademais, o desenvolvimento interpessoal e emocional pode contribuir para inibir a violência escolar, que se constitui em grave
problema público.
A escola tem a função de educar e proteger, mas pode se constituir em espaço de violação
de direitos. O projeto tem por objetivo compreender as relações entre o nível
socioeconômico do aluno, competências socioemocionais e violência escolar em estudantes
do ensino médio;
Supondo que alunos com mais competências socioemocionais
serão menos propensos a violência escolar justificando a ampliação de políticas públicas
que incentivem a aquisição destas competências de forma a evitar ambientes de
degradantes no sistema educacional.
Palavas-chave: competências socioemocionais; estudantes; escola; violência
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia
Pesquisador Responsável: Adriana Benevides Soares
Contato: (21) 96898-2605