A meditação é utilizada educacionalmente em muitos países.
Pesquisas científicas comprovam que a prática da meditação durante a infância
possibilita autoconhecimento, autoestima, saúde física, mental e emocional,
melhora no eu-social com maior respeito e resiliência à diversidade (reduzindo bullings),
promove paz interior, desperta conscientização sobre o ecossistema do planeta,
além de promover melhor rendimento escolar.
O ser humano que medita aprende a
utilizar da mente supramental (ondas cerebrais Alphas), e assim filtra o excesso de
pensamentos desnecessários, trazendo saúde e protagonismo consciente para a vida,
proporcionando a utilização inteligente da coerência entre coração e cérebro -
fundamental para educar o ser humano.
Este projeto ensina várias técnicas simples
de meditação para que os alunos possam escolher a que mais se adapta a eles.
São práticas breves meditativas que podem ser utilizadas a qualquer momento,
inclusive antes das aulas regulares, para possibilitar foco e concentração; ou fora
da escola, promovendo autonomia e equilíbrio emocional no cotidiano.
Palavas-chave: Meditação; Escola; Benefícios;
Unidade Acadêmica: Instituto de Educação Física e Desportos
Pesquisador Responsável: Maria Cristina Mello Marinho
Contato: (21) 96898-2605