Meditação na Escola


A meditação é utilizada educacionalmente em muitos países. Pesquisas científicas comprovam que a prática da meditação durante a infância possibilita autoconhecimento, autoestima, saúde física, mental e emocional, melhora no eu-social com maior respeito e resiliência à diversidade (reduzindo bullings), promove paz interior, desperta conscientização sobre o ecossistema do planeta, além de promover melhor rendimento escolar.
O ser humano que medita aprende a utilizar da mente supramental (ondas cerebrais Alphas), e assim filtra o excesso de pensamentos desnecessários, trazendo saúde e protagonismo consciente para a vida, proporcionando a utilização inteligente da coerência entre coração e cérebro - fundamental para educar o ser humano.
Este projeto ensina várias técnicas simples de meditação para que os alunos possam escolher a que mais se adapta a eles. São práticas breves meditativas que podem ser utilizadas a qualquer momento, inclusive antes das aulas regulares, para possibilitar foco e concentração; ou fora da escola, promovendo autonomia e equilíbrio emocional no cotidiano.

Palavas-chave: Meditação; Escola; Benefícios;

Unidade Acadêmica: Instituto de Educação Física e Desportos

Pesquisador Responsável: Maria Cristina Mello Marinho

Contato: (21) 96898-2605

Agenda 2030